Projetos

A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo determinar o “conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica” (BRASIL, 2018, p. 7). Assim, documento pode ser entendido como um currículo mínimo, visto que orienta, em grande medida, a seleção de objetos de conhecimento, a elaboração de materiais didáticos e planos de ensino no contexto escolar (SCHMITT, 2021). Em razão disso, este projeto tem por objetivo investigar de que forma são construídos e recontextualizados os conhecimentos gramaticais/linguísticos do componente curricular de Língua Portuguesa propostos pela BNCC em materiais didáticos. Para tanto, ancoramo-nos na Teoria dos Códigos de Legitimação (MARTIN; MATON, 2017) e na Linguístico Sistêmico Funcional, em específico no sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). O corpus de análise compreende i) a fundamentação pedagógica do componente e as 74 habilidades de todos os campos de atuação referentes à prática de análise linguística e ii) as atividades didáticas da coleção Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. Espera-se que os resultados desta investigação possam apresentar achados que, em alguma medida, respondam aos seguintes questionamentos: i) que tipos de conhecimentos são representados e legitimados pelo documento em relação ao ensino de Língua Portuguesa, em específico no que diz respeito à Prática de Análise Linguística? e ii) que códigos semânticos são enfatizados no que se refere à construção do conhecimento linguístico/gramatical no componente de Língua Portuguesa? Dessa forma, esperamos contribuir para a compreensão das relações de poder instituídas pelo documento ao apresentar o mapeamento dos conhecimentos que são incluídos e excluídos do currículo.

Este projeto tem por objetivo apresentar uma proposta de abordagem didático-pedagógica para o ensino de língua portuguesa com foco na prática de análise linguística. Para tanto, pretendemos, inicialmente, mapear e sistematizar os saberes construídos pelos professores em formação inicial e continuada acerca dessa prática a fim de categorizar a natureza e funcionalidade das atividades propostas em sala de aula. Além disso, pretendemos realizar um mapeamento de pesquisas publicadas (teses e dissertações) nos últimos 20 anos para de sintetizar os achados em termos de resultados e implicações para o contexto escolar. Por fim, investigaremos duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a fim de verificar de maneira a prática de análise linguística está configurada em termos de natureza e funcionalidade das atividades. Com base nisso, objetivamos, filiados ao campo indisciplinar da Linguística Aplicada, mobilizar pressupostos teórico-metodológicos oriundos de distintos campos do conhecimento, especialmente, da Educação, da Linguística e da Psicologia da Educação para construir a base teórica e metodológica da abordagem didático-pedagógica. Mobilizados e articulados esses pressupostos, será proposto um modelo de didatização da prática de análise linguística, delineado em ciclos de aprendizagem que serão construídos de acordo com a natureza das atividades (epilinguísticas e/ou metalinguísticas). Com base na abordagem didático-pedagógica e em seu respectivo ciclo de aprendizagem, realizaremos intervenção pedagógica em quatro escolas da rede pública de ensino, especificadamente, na disciplina de língua portuguesa, com o propósito de aplicar os ciclos de aprendizagem, considerando o contexto situado de cada instituição. Nesse momento, serão testadas as fases que compõem o ciclo de aprendizagem com vistas à avaliação da proposta, conjuntamente com os professores regentes das turmas e com alunos regularmente matriculados. Pretendemos ainda construir um repositório digital para divulgação de pesquisas, relatos e práticas pedagógicas que focalizam a análise linguística na educação a fim de disponibilizar um acervo significativo para o professor da educação básica. Por fim, objetivamos criar uma plataforma digital para formação contínua do professor de língua portuguesa, disponibilizando cursos remotos que promovam a constante reconfiguração da prática pedagógica.

O objetivo geral deste projeto é descrever e analisar os sistemas de atividade e conjuntos de gêneros que constituem as práticas de letramento(s) nas diferentes comunidades disciplinares da Educação Básica, com vistas à produção de material didático para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, o objetivo geral se desdobra em cinco objetivos específicos:

  • Caracterizar a cultura da área disciplinar para identificar, compreender e interpretar a escrita do estudante;
  • Mapear a prática pedagógica da escrita para apresentar o conjunto de gêneros e sistema de atividade da comunidade disciplinar;
  • Descrever a organização retórica bem como as características léxico-gramaticais e semântico-discursivas dos gêneros;
  • Desenvolver uma abordagem didática para cada área disciplinar;
  • Produzir material didático para o ensino de leitura e da escrita em cada comunidade disciplinar.

Saiba mais…

Esta pesquisa propõe desenvolver um processo continuado de reflexão que possibilite aos participantes (professores, alunos e membros da equipe diretiva de escolas da rede pública de Santa Maria), o desenvolvimento de uma metaconsciência acerca de como ensinam e aprendem a ensinar linguagem. No sentido de evidenciar o discurso e a prática pedagógica dos participantes, tornando-os disponíveis para análise, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa (HOLLIDAY, 2002, p. 10; MAGALHÃES & FIDALGO, 2008, por exemplo). Esta investigação está inscrita, portanto, em uma proposta colaborativa e crítica na medida em que, como perspectiva teórico-metodológica, permite, no contexto do grupo investigado, construir um espaço de reflexão, de crítica e de negociação sobre as práticas discursivas desenvolvidas em sala de aula, bem como sua relação com os objetivos previamente definidos pelos atores sociais em questão (MAGALHÃES & FIDALGO, 2008, p. 114; MAGALHÃES, 2002, p. 48). Dentro desse enfoque, esta pesquisa pretende investigar o discurso e as práticas sociais dos membros da comunidade escolar de professores de linguagens (Língua Portuguesa e Inglesa), atuando nas escolas públicas municipais de Santa Maria (RS), por meio da elaboração, aplicação e análise de questionários, entrevistas, discussões teóricas, sessões reflexivas e práticas pedagógicas multiletradas (curriculares e extracurriculares). Essas práticas têm por objetivo, em última instância, desenvolver diferentes competências escolares multiletradas. Nesse cenário, a presente pesquisa busca trazer uma oportunidade de colaboração entre universidade e escola, por meio da reflexão e da interpretação do universo pedagógico de ensino da linguagem no contexto escolar. Para tanto, este estudo será dividido em três momentos: 1) desenvolvimento de leituras acerca dos multiletramentos, diversidade cultural, gêneros e produção de atividades pedagógicas voltadas ao contexto da escola pública (de março a julho de 2020), 2) aplicação dessas atividades pedagógicas no contexto da escola pública (agosto a dezembro de 2020) e 3) produção de cadernos didáticos para registro das atividades desenvolvidas e avaliação do processo como um todo (março a dezembro de 2021). Por fim, busca-se colaborar para o desenvolvimento de trabalhos no âmbito da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social, do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contexto Escolares (N.E.C.C.E) e do Núcleo de estudos e pesquisas em ensino de linguagem (NEPELIN), ambos vinculados ao GRPesq/CNPq “Linguagem como Prática Social”.